Como um dos campos de estudos da Teologia Sistemática, a disciplina se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história. Contempla ainda a História das Escrituras, sua formação e preservação baseada nos testemunhos dos profetas, apóstolos e de Jesus Cristo e relatos históricos.
A problemática de Deus em confronto com os ateísmos, os teísmos e os politeísmos contemporâneos, e seu significado no contexto atual. A revelação de Deus no Antigo e no Novo Testamento. Estudo e reflexão sobre a história da formação e formulação do dogma trinitário cristão, em especial nos quatro primeiros séculos da história da Igreja.
O Jesus histórico: seu projeto, sua ação e sua pregação. Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo segundo os Evangelhos. História e construção do dogma cristológico: Estudo dos grandes concílios cristãos e desdobramentos principais da reflexão cristológica sistemática.
Campo também conhecido como pneumatologia, o curso tem por objetivo discutir os ensinamentos bíblicos e teológicos a respeito do Espírito Santo, incluindo os dons espirituais e suas formas de manifestações.
O campo da Soteriologia na Teologia. A Natureza do Sacrifício de Cristo e conceito de Expiação. O Plano da Salvação e seu significado e alcance. Conceito de Graça: visão católica e protestante/reformada. A Obra da Trindade na Salvação. Conceitos de Eleição, Justificação, Propiciação, Santificação e Regeneração.
Conceito e campo da Hamartiologia. Conceito judaico de pecado, o posicionamentos do Pelagianismo, Arminianismo e Calvinismo sobre o pecado original. Análise de diversas teorias que tentam negar a realidade do pecado, como: Gnosticismo, o Ateísmo, o Hedonismo e o Evolucionismo.
Conceito, origens e natureza da Igreja. As Figuras Bíblicas da Igreja: Igreja: Corpo, Família e Noiva. Os Recursos da Igreja. Formas de Governo: Episcopal, Congregacional, e Presbiteriano.
Essência e existência dos Anjos no Antigo e no Novo Testamento. As Hierarquias dos Anjos e a doutrina dos Pais da Igreja sobre eles. Os anjos na história da salvação. Angeologia e metodologia teológica Significado do Anjo do Senhor na Escatologia.
Os locais e culturas registrados na Bíblia e sua importância no estudo da teologia. O Mundo Bíblico à luz da Geografia e arqueologia. Vida e Costumes dos Povos Bíblicos das descobertas contemporâneas.
Relação entre criação, história e escatologia. Interpretações e reinterpretações bíblicas e contemporâneas dos tratados sobre a morte, o juízo, o purgatório, a ressurreição dos mortos, o céu e o inferno. Métodos de interpretação da escatologia moderna, desde os métodos de interpretação até os pensamentos relativos ao milênio, tribulação e outras partes da escatologia.
Introdução ao conceito da revelação tanto na Palavra como na História. Formas de revelação e atuação de Deus no período do Antigo Testamento. O propósito de Deus para com a humanidade e a escolha de Israel como veículo da revelação e atuação de Deus na história.
Estudo introdutório ao Novo Testamento em geral e de um estudo comparativo dos quatro evangelhos. Questão sinótica. História interbíblica de formação do cânon do Novo Testamento e da vida, obra e ensino de Jesus.
Origens e significado da Torá. Antropologia cristã e histórias do Gênesis. A importância central do Êxodo, como experiência fundante do Pentateuco. Normas morais do Decálogo ou das leis cultuais do Levítico. As tradições do Pentateuco e da obra historiográfica deuteronomista, a saber, os livros, sua estrutura, suas tradições, seus personagens, os lugares e as teologias subjacentes.
Panorama da história do povo Judeu. Estudo histórico e geográfico do período que vai das suas origens ao fim do levante judaico de 70 d.C., sempre contextualizado à história do Oriente Antigo. Breve histórico da história judaica moderna e contemporânea.
As relações entre a Poesia e a Teologia. Estudos introdutórios, composição e análises textuais dos livros de: Jó. Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. Os livros poéticos, igreja e mundo contemporâneo.
Estudo dos seguintes livros proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel, no seu contexto histórico, político, cultural e religioso.
Estudo dos seguintes livros proféticos: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, no seu contexto histórico, político, cultural e religioso.
Surgimento do profeta no contexto hebraico antigo. O Contexto histórico dos livros proféticos vetereo-testamentários nas épocas pré-exílica, exílica e pós-exílica da história de Israel. Exegese de textos seletos dos livros dos profetas pré-literários e literários nas diferentes.
Estudo das origens da Igreja na antiguidade. Análise da história da igreja e seus dogmas na Idade Média. Análise histórica da Igreja Cristã no período Moderno e Contemporâneo.
Estudo das idéias e práticas das diferentes religiões pelo mundo, numa perspectiva histórico-teológica, identificando diferenças interpretativas de temas comuns, mitos, rituais e conceitos entre as religiões do mundo.
Conceito de Arqueologia secular e teológica. Arqueologia do período Pré-Cristão. Arqueologia do Novo Testamento. Relações entre Arqueologia e História. Arqueologia na Modernidade e no mundo Contemporâneo.
A Hermenêutica como campo da Filosofia, Literatura e da Teologia. Interpretação Bíblica analisando histórica, teológica, gramatical e literariamente os livros da Bíblia. Estudo dos gêneros literários, tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento, uso de figuras de linguagem e a interpretação de parábolas e histórias bíblicas. Teorias hermenêuticas da modernidade e pós-modernidade.
A exegese como campo da Teologia. Estudo das escolas e métodos de exegese bíblica do Antigo e do Novo Testamento, com ênfase na prática da exposição do texto bíblico. Exercícios práticos de exegese em textos bíblicos selecionados.
Origens e estudo da oratória. Métodos e técnicas de comunicação pessoal. Fatores pessoais essenciais. Voz. Fala. Conteúdo. Estilos, tipos de orador. O ambiente. Orador a cliente; auto-orientado; estrela; altruísta; outros. o método de fala improvisada e estudada. O preparo do pregador. A arte de preparar e pregar sermões. Fatores relevantes na apresentação pública do evangelho.
Nossa equipe estará totalmente preparada para te atender da melhor forma possível, fique a vontade para entrar em contato conosco.
Cadastre-se agora mesmo e receba com exclusividade informações, atualizações ou lançamentos de cursos.
O Instituto Semeie de Educação Teológica (ISETE) é uma instituição de Ensino Teológico Cristão Interdenominacional.
A ISETE conta com um suporte de ponta, atendimento único e humanizado 100% conectado com seus clientes.